São José, adorador perpétuo (por São Pedro Julião)

«Em profunda adoração, São José uniu-se à graça especial de cada um dos eventos da vida de Jesus. Ele adorou Nosso Senhor na sua vida oculta e na Sua Paixão e Morte; ele adorou antecipadamente o Cristo Eucarístico nos seus tabernáculos: não havia nada que Nosso Senhor pudesse esconder de São José. Com excepção da Bem-Aventurada Virgem Santa Maria, São José foi o primeiro e mais perfeito adorador de Nosso Senhor.

Quão grandemente o Verbo encarnado foi glorificado pela adoração de Maria e José enquanto eles expiavam pela indiferença e ingratidão das criaturas!


São José juntava-se a Maria em adoração e unificava o seu ser a Cristo. O seu coração vibrava com sentimentos de adoração, amor e louvor ao Pai, e de caridade para com os homens.


A adoração de São José acompanhou todas as fases da vida de Nosso Senhor, aproveitando a graça, o espírito e a virtude de cada mistério. Na encarnação ele adorava o auto-aniquilamento do Filho de Deus; em Belém, adorava a pobreza; em Nazaré, o silêncio, a aparente fraqueza, a obediência, e todas as outras virtudes de Cristo. Conhecia-os bem e captou claramente a razão pela qual Cristo os praticou - para o amor e glória do Seu Pai Celestial.


Fé, humildade, pureza e amor, estas foram as chaves-mestras da sua adoração. Nenhum santo jamais vibrou com uma fé mais ardente ou rebaixou-se em mais profunda humildade. Nenhum anjo jamais brilhou com mais brilhante pureza. E quanto ao seu amor, nenhum santo ou anjo jamais tiveram nem nunca chegarão ao alcance da sua ardente caridade, através da qual expressou o seu ser em plena devoção.


Porque a sua fé era tão forte, a mente e o coração de José curvaram-se em perfeita adoração. Imitai a sua fé enquanto vos ajoelhais diante do Cristo humilde e aniquilado na Eucaristia. Rasgai o véu que cobre esta fornalha de amor e adorai o Deus escondido. Ao mesmo tempo respeitai o véu do amor e fazei a imolação da vossa mente e do vosso coração, porque esta é a mais bela homenagem de fé.


Entre as graças que Jesus deu ao Seu pai adoptivo - e Ele inundou-o com as graças anexadas a cada um dos Seus Mistérios - estava a especial graça para ser um adorador do Santíssimo Sacramento. Isso é o que mais devemos ter presente sobre São José. Tende confiança nele, uma forte confiança nele. Tomai-o como patrono e modelo para a vossa vida de adoração.


Da estreita união com este santo adorador vou aprender a adorar o Senhor e a viver em intimidade com Ele. Eu então deverei ser o José da Eucaristia como ele era o José de Nazaré.


(São Pedro Julião Eymard, "A Divina Eucaristia")