São José, Inspirador e Guia para a Intimidade com Jesus.

São José, Inspirador e Guia para a Intimidade com Jesus. 
Semente Josefina - Dezembro de 2010

"Ó glorioso Patriarca São José, não te esqueças de nós.
Tu, que depois da Virgem Bendita,
apertaste por primeiro ao peito a Jesus Redentor,
sê o nosso modelo em nosso ministério, que, como o teu,
é ministério de relação íntima com o Verbo Divino.
Tu, ensina-nos, assiste-nos,
torna-nos dignos membros da Sa­grada Família"
(São José Marello).

O Pe. Antonio Geremia, OSJ descreve como São José Marello tinha em São José o Inspirador e Guia para o crescimento na intimidade com Deus. Vejamos o seu comentário:

Este mês de março, dedicado à honra de São José, nos oferece a ocasião, mais uma vez, de falar da devoção que tinha José Marello por este Santo, a ponto de confiar completamente a si própria e toda a família josefina a ele, com uma expressão que é verdadeiro ato de consagração: "Diremos ao nosso grande Patriarca: Eis-nos todos para ti, e tu sejas todo para nós; indica-­nos, ó José, o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduz-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos" (Carta 209).
O que chama a atenção nestas linhas, além desta "entrega total", é o conceito de "guia". O Marello concebia a vida espiritual como um caminho, um contínuo andar e crescer para realizar aquele "desenho espiritual que o Senhor traçou a nosso respeito" (Escr. p. 274). Para o Marello, o guia por excelência é o Espírito Santo, ao qual ele se submete com docilidade extrema. Mas, com o Espírito Santo, está Maria e José. José compenetra toda a sua vida espiritual, os seus pensa­mentos, as suas atividades, o seu estilo de vida.
José é o motivo inspirador de tudo: "Cada um tome as pró­prias inspirações de seu modelo São José ... " (Carta 76). José é o guia seguro, mas em quê? Antes de tudo, nas "relações íntimas com o Verbo Divino". A carta nQ 35 é reveladora ao máximo. Escrevendo em 1869 ao amigo Pe. José Riccio, vice-páro­co em Castiglione d' Asti, por ocasião do onomástico, eleva esta oração:
"ó glorioso Patriarca São José, não te esqueças de nós. Tu, que depois da Virgem Bendita, apertaste por primeiro ao peito a Jesus Redentor, sê o nosso modelo em nosso ministério, que, como o teu, é ministério de relação íntima com o Verbo Divino. Tu, ensina-nos, assiste-nos, torna-nos dignos membros da Sa­grada Família" (São José Marello - Carta 35).
Esta é a verdade mais profunda sobre São José, que constitui a sua verdadeira grandeza; a sua relação íntima com Jesus, Filho de Deus, Adorador do Pai, Salvador dos homens. Relação que é comunhão de vida, co-divisão de inte­resses, troca de afetos, serviço de amor com tendência à unida­de. Não se meditará jamais o bastante a grandeza do coração de José, preparado pelo Pai para poder acolher a "Palavra feita car­ne", nem se meditará o bastante a disponibilidade de José, sem­pre pronto aos gestos do Altíssimo, junto de Maria que é o "fiat" de Deus, e junto de Jesus que é o "amém" do Pai. José Marello nos convida a considerar esta correlação como "relação íntima", a entrar nela, a vivê-Ia. E não é pouco!
Para crescer na intimidade com Jesus, é preciso empenhar-se em “estar com Ele” e conscientizar-se que “Ele está no meio de nós”. Disse Santo Agostinho: “Quando te afastas do fogo, o fogo continua aquecendo, mas tu te esfrias. Quando te afastas da luz, a luz continua brilhando, mas as sombras te envolvem. O mesmo acontece quando te afastas de Deus”.
Confiando que São José está disponível para acolher-nos, como Mestre que inspira e guia para a intimidade com Deus, aproveitemos sua bondade e repitamos sempre: “indica-nos o caminho”; “caminha conosco”; “contigo temos a certeza de caminhar sempre bem”. São José gosta muito de ser assim desafiado pois percebe assim a confiança e o crescimento de seus Filhos. 


Para acessar as Sementes Josefinas, clique aqui.