Invoco sobre vós e sobre as vossas famílias a salvaguarda de são José operário, que protegia a Sagrada Família

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO
 AOS FUNCIONÁRIOS DA «FLORERIA» APOSTÓLICA
Sala Clementina
Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014

Estimados amigos,
transmito cordiais saudações a vós e aos vossos familiares!
Ao longo destes meses dei-me conta de quão inestimável é o vosso trabalho. Ele diz respeito principalmente à preparação dos espaços para as audiências e as celebrações na Basílica do Vaticano, na Praça de São Pedro, na Sala Paulo vi, no Palácio Apostólico e das demais Basílicas Papais. A organização dos ambientes destinados aos vários encontros do Papa com os peregrinos, assim como para as diversas actividades da Santa Sé, é uma obra indispensável, para encontrar lugares acolhedores e instrumentos funcionais.
A vossa actividade, que compreende também a manutenção ordinária dos alojamentos no Vaticano, é exigente e requer um espírito de sacrifício e muita paciência. Por exemplo, penso no trabalho de dispor todas as semanas milhares de cadeiras para os peregrinos que chegam às Audiências gerais; e também na actividade levada a cabo nos vários laboratórios. Agradeço-vos de coração o esmero, o profissionalismo e a disponibilidade com que desempenhais o vosso trabalho. Encorajo-vos a perseverar na fidelidade aos vossos deveres e a manter entre vós um clima de serenidade, de confiança e benevolência recíprocas. Este estilo de vida e de trabalho há-de beneficiar toda a comunidade de trabalhadores no Vaticano.
Com estes bons votos, invoco sobre vós e sobre as vossas famílias a salvaguarda de são José operário, que protegia a Sagrada Família, Jesus; é com carinho que vos concedo a minha bênção. Contudo, antes invoquemos Nossa Senhora, oremos a Nossa Senhora, a fim de que também Ela nos preserve a todos. Ave Maria...