José, o justo

José, o justo
Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia / Primaz do Brasil

Entre as festas deste mês de março, uma se destaca: a de São José. Se juntarmos, como se fôssemos montar um quebra-cabeças, o que os Evangelhos nos dizem de São José, concluiremos apressadamente que nos faltam peças e que o quadro que surge está incompleto. Será mesmo?

José é de família real, descendente de Davi. É esposo de Maria. Sua paternidade e seu casamento foram na ordem da adoção. Velou sobre a família de Nazaré, dando-lhe o calor de seu amor e o pão, fruto de seu trabalho. Depois que Jesus completou doze anos, desapareceu de cena. O último testemunho que temos a seu respeito foi por ocasião do encontro do Menino Jesus entre os doutores, no Templo de Jerusalém. Antecipando-se a qualquer observação de José e num desabafo bem materno, Maria perguntou a Jesus: “Meu filho, que nos fizeste? Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.” (Lc 2,48). Depois disso, silêncio. Nada sabemos a respeito de sua morte. Já a respeito de sua vida e de seu caráter, a Bíblia é muito clara: “José… que era um homem justo…” (Mt 1,19).

Para a Palavra de Deus, justo é um homem de boa conduta, que procura descobrir e praticar a vontade de Deus; é alguém reto diante do Senhor, humilde e obediente, alguém que observa integralmente os preceitos divinos e que conduz sua vida segundo a Lei do Senhor; é um amigo de Deus. O homem justo reconhece ser um privilégio, uma graça especial, um gesto de misericórdia da parte de Deus poder amá-lo e dedicar-lhe a própria vida.

Para compreender melhor o papel de São José na História da Salvação, deveremos ter resposta para duas perguntas:

1ª) Como José olhou para Maria? Quem nos ajuda nessa resposta é o evangelista Mateus, que afirma: “antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José… não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente” (Mt 1,18-19). Esse evangelista dá a José um lugar de destaque no relato do nascimento de Jesus. Apresenta-o como um homem temente a Deus que, cheio de dúvidas em seu coração, quer separar-se de Maria. O próprio Deus revela-lhe em sonho o que está ocorrendo, indicando-lhe a tarefa de pai adotivo. Assim, ao menos legalmente, Jesus nascerá da família de Davi, da qual descende José.

José vê Maria como a mulher do mistério – melhor, a mulher que carrega o mistério. Dissera-lhe o enviado de Deus: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo” (Mt 1,20). Não há dúvida: ela traz o Messias; é Mãe do Messias. A Mãe do Messias é, legalmente, sua esposa. Ele, José, é responsável por ela; por ela e pelo Menino que está para nascer. Que responsabilidade!

2ª) Como José olhou para Jesus? Em Belém, estava ao lado do Menino quando os pastores chegaram. Levou-o, com Maria, ao Templo de Jerusalém, após seu nascimento. Lucas escreverá mais tarde que Simeão acolheu o Menino em seus braços e “o pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia dele” (Lc 2,33). Foi o responsável pela viagem de Jesus e Maria para o Egito, fugindo da perseguição de Herodes. Que perguntas devem ter inundado seu coração diante das ameaças de Herodes e da responsabilidade que pesava sobre seus ombros! Quando Jesus tinha doze anos o levou ao Templo e, nessa ocasião, como já vimos, experimentou a aflição pela perda do Menino durante três dias. Convivendo com Jesus, fez uma profunda experiência de fé: aquela criança que pegava nos braços; que comia o pão, fruto do que ganhava como carpinteiro; aquele Menino que “crescia em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52), era o Filho de Deus, o Messias, o Salvador. Mas estava ali, dependendo de seu trabalho, de sua proteção e de seu carinho. Diariamente fazia a experiência do mistério.

Por tudo o que São José significou para Jesus, por sua fidelidade e por seu senso de responsabilidade, compreende-se que a Igreja tenha desejado colocar-se sob sua proteção: é padroeiro da Igreja (Pio IX, 08.12.1870). Porque ele é o padroeiro de nossa grande família, pedimos: “São José, rogai por nós!”

Fonte: Para acessar o artifo direto do site de origem, clique aqui.