CEJM lança a Edição Eletrônica das 100 Questões de Josefologia

O Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana (CEJM) tem a satisfação de publicar nesta data a edição eletrônica do livro 100 Questões de Josefologia, do Pe. José Antônio Bertolin, OSJ.

Apresentação
Não seria impreciso afirmar que sobre São José existe ainda uma camada de densas nuvens que encobrem a sua rica missão ao falarmos da relação de sua fascinante pessoa nos desígnios de Deus. Certamente tudo isso é porque possuímos um resíduo do passado em boa parte herdado dos apócrifos com suas fantasias, ou talvez por um certo medo de que aproximar-se dele cheiraria a devocionismo ou pietismo ou ainda, seguramente porque costumamos vê-lo como o homem do silêncio que desempenhou a sua missão conferida por Deus não como “o verdadeiro” pai de Jesus, mas como o pai “putativo”.

Se quisermos conhecer a importância fundamental deste carpinteiro de Nazaré, devemos estudá-lo com seriedade, procurando descobrir a sua figura relevante na vida de Cristo e da Igreja, conhecer a sua tarefa desenvolvida com total dedicação de si no plano salvífico da encarnação como esposo e pai, com sua inserção na ordem da união hipostática. É nosso dever ancorar a piedade dos fiéis em bases firmes e buscarmos uma teologia josefina que o coloque em relação profunda com o mistério da encarnação de Jesus e não mantê-lo num “saudável isolamento” com a alegação que de São José temos pouco para conhecer e o pouco que conhecemos já é bastante. É uma pena que o currículo de teologia de formação dos sacerdotes não contemple a Josefologia.

Por isso, com uma linguagem simples e acessível a todos, apresento este pequeno trabalho com o intuito de despertar nos fiéis e nos pastores o verdadeiro desejo de conhecer e valorizar a teologia josefina, a fim de que como afirmou João Paulo II na exortação Apostólica “Redemptoris Custos”, tenhamos “algumas reflexões sobre aquele ao qual Deus confiou a guarda de seus tesouros mais preciosos, Jesus e Maria”.
Para acessar a edição eletrônica do livro, clique aqui.