José, Testemunha e Protagonista da Vinda do Senhor.

Maria e José foram as almas que melhor prepararam o caminho do Senhor. Portanto nós devemos imitar estes dois exemplares se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus: por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus.
(São José Marello)
Na exortação apostólica Redemptoris Custos, o Papa João Paulo II lembra que São José foi “testemunha privilegiada” de uma maravilhosa e misteriosa intervenção de Deus na história da humanidade: a vinda do Filho de Deus ao mundo:

Como depositário do mistério «escondido desde todos os séculos em Deus» e que começa a realizar-se diante dos seus olhos na «plenitude dos tempos», José encontra-se juntamente com Maria na noite de Belém, qual testemunha privilegiada da vinda do Filho de Deus ao mundo. São Lucas exprime-se assim: «Enquanto eles ali (em Belém) se encontravam, completaram-se para ela os dias da gestação. E deu à luz o seu filho primogênito, que envolveu em faixas e recostou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc 2, 6-7).


José foi testemunha ocular deste nascimento, que se verificou em condições humanamente humilhantes, primeiro anúncio daquele «despojamento», no qual Cristo consentiu livremente, para a remissão dos pecados. Na mesma ocasião, José foi testemunha da adoração dos pastores, que acorreram ao lugar onde Jesus nascera, depois de um anjo lhes ter levado esta grande e jubilosa notícia (cf. Lc 2, 15-16); mais tarde, foi testemunha também da homenagem dos Magos, vindos do Oriente (cf. Mt 2, 11).


Redemptoris Custos, 10
Também os Anjos, os Pastores e os Sábios do Oriente (Santos Reis) foram testemunhas do nascimento de Jesus.

Eis que aos Anjos se juntam os pobres Pastores e também vem, avisados pelos Anjos, oferecer ao Salvador seus pobres dons com toda a simplicidade de seu coração e a render homenagem ao Rei do Céu. Jesus os recebe com grande amor e agradece seus dons mostrando assim que ama muito aos pobres que são os amigos prediletos de seu coração. Como agradece também os dons dos Santos Reis, sábios que vieram depois a prostrar-se diante de Jesus e adorá-lo no estábulo de Belém, colocando humildemente aos seus pés, suas coroas, suas riquezas, sua sabedoria. Jesus recebe uns e outros com simplicidade e amor e se sente consolado por eles. (São José Marello)
Mais que testemunhas, José e Maria foram “protagonistas”, isto é, tiveram participação ativa e determinante nos acontecimentos:
Maria e José foram as almas que melhor prepararam o caminho do Senhor. Portanto nós devemos imitar estes dois exemplares se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus: por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus. (São José Marello)
Preparar o caminho do Senhor, através do despojamento e da opção pelos interesses de Jesus. São José é “testemunha privilegiada” que nos ensina que o essencial, no Natal e na vida, é a presença de Jesus. Natal Feliz, é Natal com Cristo! Vida feliz, é vida por Cristo, com Cristo e em Cristo! O Menino Jesus se fez pobre para enriquecer-nos, fraco para fortalecer-nos.

O Menino Jesus nos fará compreender em que consiste este despojar-se de nós mesmos, em dar-nos um maravilhoso exemplo já desde o seu nascimento, chegando ao mundo necessitado de tudo. Aprendamos de Jesus aquela santa simplicidade e humildade que deve guiar todas as nossas ações, como também a negar-nos a nós mesmos, que consiste em não desejar nunca nada com desejo demasiado vivo e que não seja do maior gosto de Deus, mesmo nas coisas boas. (São José Marello)
O Menino Jesus se fez pobre para enriquecer-nos, fraco para fortalecer-nos.

Veio o Salvador divino, nosso Senhor Jesus cristo, em forma de homem, mas não como acreditava o mundo, em pompa; veio na humilhação, na aniquilação. Ele em sua bondade se rebaixou até nos e nos levantou até Deus. (São José Marello)
Preparar o caminho do Senhor, através da centralidade em Cristo. A paz verdadeira que provém da opção fiel por Jesus e pelos valores de seu Reino. São José é “testemunha privilegiada” que nos ensina que quanto mais simples e mais centralizado em Cristo, melhor será a experiência do Natal, pois então a luz divina, proveniente de Cristo, ilumina o Natal e a vida. Então a paz acontece. E para os que O servem fielmente, a paz permanece.

Ao redor do Santo Menino as visões belas e melancólicas se entrelaçam: em primeiro lugar vemos Jesus nascer naquela escura e pobre gruta junto de José e Maria; ao eu redor tudo é escuridão, pobreza, tristeza e nosso coração estremece diante desta visão. Mas logo se percebe que a luz divina vem a iluminar com grande esplendor aquela gruta escura, enquanto numeráveis esquadrões de anjos vêem render glória e louvor ao Verbo feito carne, cantando alegremente: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade". Paz, paz, que doce palavra! Tenham a paz do Senhor todos os que lhe servem fielmente, tenham eles este belo tesouro de vida eterna. (São José Marello)
O Santo Natal se aproxima. Como José e Maria, é preciso “preparar o caminho do Senhor” exercitando-se nas virtudes da humildade, paciência e conformidade com a vontade de Deus!

Preparai os caminhos do Senhor, disse São João: sim, preparemos nosso coração ao Menino Jesus, nossos pensamentos, afetos e obras sejam todas de Jesus; levemos a Jesus nossa mente para que a ilumine, nossos sentidos para que os purifique, tudo levemos e tudo ofereçamos a Jesus, para que Ele tomo posse totalmente de nos e estabeleça em nós seu Reino. (São José Marello)


Portanto nós devemos imitar estes dois exemplares (José e Maria) se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus: por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus. (Marello).
Preparar o caminho do Senhor, que veio no Natal e retornará um dia. São José, o Guarda do Redentor e Protetor da Santa Igreja, é “testemunha privilegiada” que nos ensina que Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. Aquele que em Belém veio na simplicidade, no tempo certo virá em glória e esplendor. Na escola de São José aprendemos que preparar-se para o Natal deve ser oportunidade de preparar-se para a vinda definitiva de Jesus.


Entre tantas outras experiências com Deus que podemos fazer para que o Natal não seja apenas um dia a mais, ou um feriado a mais, ou uma festa a mais, é o exercício da comunhão pessoal com Deus. Façamos isto agora em preparação para o Natal e depois por toda a vida.


A comunhão de vida com Jesus é um dom especial de Deus, e Ele concede a cada um a graça de poder estar em comunhão com Ele, existindo pois diversos modos para que isto aconteça. Mas, entre estes diversos modos a comunhão eucarística, receber Jesus na Eucaristia, é certamente uma forma privilegiada de comunhão com Cristo, pois se trata de uma união sacramental. Preparemo-nos bem para o Natal através da confissão e da comunhão eucarística. Depois, durante todo o ano, poderemos perpetuar esta comunhão recebendo freqüentemente Jesus Eucarístico, ao menos a cada domingo e, se possível a cada dia.

“Quando for à Santa Comunhão pensemos que Jesus vem a nós como uma criança pequena e então roguemos a São José que nos ajude a recebê-lo e acolhê-lo como quando ele o tinha em seus braços”. (São José Marello)


“Quando estivermos para chegar à Santa Comunhão, voltemo-nos para Maria Santíssima dizendo-lhe com confiança: Mamãe, conduze-me a Jesus”. (São José Marello)


“Agradeçamos ao Senhor por todos os bens espirituais que nos tem concedido, especialmente agradeçamos-lhe pela Santíssima Eucaristia, que é o maior de seus benefícios, e a melhor ação de graças é ir recebê-la com freqüência, se possível a cada dia”. (São José Marello)