São José é nosso advogado no céu...

São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás, nosso pai, e nós somos os seus clientes, os seus protegidos, seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor.
(São José Marello)


 

São José é nosso advogado no céu...


A confiança de São José Marello, que já era grande desde sua infância devido à formação que teve e às experiências que teve com seu santo protetor, teve uma maravilhosa e providencial confirmação com o reconhecimento de São José como Patrono Universal da Igreja, evento este ocorrido quando o jovem sacerdote Marello acompanhava seu bispo durante as atividades do Concílio Vaticano I. “Por isso, dizia ele, devemos colocar em São José toda a nossa confiança em todas as circunstâncias”.

“São José é nosso advogado no céu. Sobre a terra quem tem uma causa qualquer a sustentar no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele sua confiança. Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás, nosso pai, e nós somos os seus clientes, os seus protegidos, seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E sobretudo devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que é aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus.


Alegremo-nos por sermos protegidos por São José, o qual é tão poderoso junto a Jesus, que não sabe negar-lhe nada. Jesus sobre esta terra somente deu tudo continuamente sem receber nada de ninguém; somente de Maria e de José recebeu tantos préstimos. Agora Ele gosta de retribuir no céu os serviços que recebeu na terra e por isso concede a São José tudo quanto ele pede. E São José, o qual não precisa de mais nada para si, pede e recebe para nós, que somos seus clientes afeiçoados e devotos. (São José Marello)
“Tomei a São José por meu advogado e protetor”...


Santa Teresa de Jesus viveu no século XVI, foi canonizada em 1622 e recebeu do Papa Paulo VI, em 1970, o título de Doutora da Igreja. O seu empenho pela valorização da vida religiosa e pela santificação da Igreja, e o grande número de obras que empreendeu foram suas principais características.


Segundo seu próprio testemunho, a sua confiança em São José, seu “protetor” e “advogado”, foi fundamental para a realização de suas obras:

“Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado.


Quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele crer e verá por si mesmo, que imensos bens é recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser seu devoto” (Santa Teresa de Jesus)
O povo cristão invocará confiadamente o seu patrocínio...


Também o saudoso Papa João Paulo II desejou ardentemente e incentivou a todo o povo cristão a recorrer a São José com fervor e confiança:

É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar.


Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de “participar” na economia da salvação. (João Paulo II)
Estamos no mês de São José, aproveitemos para nos exercitar na confiança e na intimidade com aquele que se dispôs a ser o nosso advogado no céu.

Fonte: Sementes Josefinas (março de 2013)