Pétalas de Rosas (40 Ensinamentos sobre São José)

PÉTALAS DE ROSAS
  1. “Deus enriqueceu e cumulou José de graças inteiramente singulares; a Igreja católica presta-lhe honra e glória... E venera-o com uma íntima e terna piedade” (Pio IX).
  2. “José, pai adotivo do Filho de Deus, passou a sua vida no trabalho e pelas suas próprias mãos ganhou o necessário para o sustento dos seus” (LEÃO XIII).
  3. “Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca José, tal será minha divisa, durante à vida e a hora da morte” (PIO X).
  4. “José conduz-nos diretamente a Maria e, por Maria, a Jesus, fonte de toda a santidade” (BENTO XV).
  5. “Ponhamos a grande ação da Igreja Católica contra o comunismo ateu de todo o mundo sob a égide do poderoso Protetor da Igreja, São José” (PIO XI).
  6. “Não poderia existir melhor protetor para vos ajudar a fazer encarnar na vida o espírito do Evangelho” ( PIO XII). (Refere-se a São José).
  7. “São José, amo-o muito, tanto que não posso começar ou concluir minha tarefa diária sem que a minha primeira palavra e meu último pensamento sejam para ele” (JOÃO XIII).
  8. “José é o protetor de Cristo, na Sua entrada no mundo, o protetor da Virgem Maria, da Sagrada Família, o protetor da Igreja, o protetor dos que trabalham. Todos nós podemos dizer: O nosso protetor” (PAULO VI).
  9. José... Nome dulcíssimo que enche de alegria o coração!
  10. São José é o nosso desvelado guarda sobretudo na hora da morte.
  11. São José! Com que gozo pronuncio este nome sacrossanto! Quantas vezes o tenho pronunciado com lágrimas, na aflição, na enfermidade, nos perigos e sempre me tenho visto consolada e socorrida...
  12. Ó São José. Pai de meu coração! Vosso nome ande sempre nos meus lábios, vossa lembrança não se afaste de meu espírito; para que na minha hora extrema vosso nome santíssimo seja o último que eu pronuncie, unido ao de Jesus e ao de Maria.
  13. Se na terra foi grande, qual não será a sua glória no céu!
  14. Sois o filho de David, ó Pai e Senhor meu; descendente da raça ilustre dos reis de Judá; herdeiros das promessas do Senhor. Deveríeis ocupar um trono; e, entretanto, foi um pobre e humilde carpinteiro...É que estáveis destinado a ser o pai adotivo daquele senhor que vinha ensinar aos homens a grandeza da humildade, o tesouro da pobreza, o nada das vaidades humanas.
  15. São José é uma estrela, um sol esplêndido no meio dos Patriarcas.
  16. São José em prêmio de sua imaculada virgindade, tem uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu e as areias do mar. Todos os filhos de Deus são filhos de José;porque são todos membros da Divina Cabeça...Jesus Cristo... que teve São José por pai visível.
  17. São José, como esposo, tem um poder sem igual sobre o CORAÇÃO DE MARIA.
  18. Na terra fez José as vezes da Providência Divina, guardando, defendendo, acompanhando a Puríssima Virgem Mãe de Deus.
  19. Guarda de Jesus, guarda de Maria, sede também nosso guarda. Nas tentações, sede nosso pai, que nos proteja, defenda, ampare e leva para o céu.
  20. Jesus é Salvador do mundo; José é salvador de Jesus.
  21. Na alma augusta de José espelha-se a Majestade de Deus Pai, a Sabedoria de Deus Filho, a Bondade do Divino Espírito Santo.
  22. Ó Santíssimo José, vossa santidade é inigualável, sim, mas imitável, porque é simples e humilde como o do Filho de Deus.
  23. José justíssimo, entrego-me á vossa direção; na vossa escola, fazei-me progredir cada dia na justiça, na virtude, na graça, na santidade, no amor, na humildade, até que minha alma se torna toda bela e toda amável ao Coração de Jesus, ao de minha Mãe do céu e ao vosso.
  24. José é uma imagem da Pureza infinita de Deus, é uma copia da virgindade sem mancha de Maria.
  25. São José convida seus devotos a segui-lo, a imitá-lo. Um dos melhores meios para honrá-lo é imitar sua pureza.
  26. Ó meu Pai São José, guiai todos os meus passos pelo caminho da prudência.
  27. São José o Varão forte, o Varão justo, porque foi humilde, reto, sobrenatural; temente a Deus, em cuja presença sempre andou e a quem amou soberanamente.
  28. São José cumpriu a vontade do Pai Celeste, em uma perfeita obediência, num contínuo ato de amor.
  29. São José correspondeu perfeitamente à sua dignidade de Esposo daquela que é a Esposa de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Templo e Sacrário do Espírito Santo, filha diletíssima e objeto de todas as divinas complacências da SS. Trindade.
  30. Os dois tesouros que nem a terra nem o céu inteiro, podem comprar, foram entregues à fidelidade de São José.
  31. Amemos, pois, como cristãos, a dor, a cruz, que foi na terra a partilha, o patrimônio de Jesus, de Maria e de José. Cheguemo-nos a Eles, soframos com Eles, imitando-os na paciência, na resignação, na submissão perfeita à Divina vontade.
  32. Jesus, Maria e José eram um só coração e uma só alma para amarem a Deus e para se amarem entre si. Eram pobrezinhos, viviam de seu trabalho, sim, mas possuíam as verdadeiras riquezas que fazem a felicidade do lar: as virtudes, a união, a dedicação mútua, a conformidade com a Vontade Divina.
  33. Que grande consolo é para o aflito achar um coração amigo e compassivo onde pode desabafar suas mágoas! Esse coração verdadeiramente de pai e amigo, temos em São José.
  34. Onde são José reinar haverá ordem, paz, alegria, concórdia, progresso, prosperidade, enfim, toda sorte de bens.
  35. Almas aflitas, ide a São José! Ele vos alcançará força, coragem, resignação, esperança e confiança. Ele enxugará vossas lágrimas e levantará para o céu vosso coração.
  36. São José viveu na terra, mas seu coração estava fixo no céu.
  37. Ide a São José, sim ide a São José! Ele é grande, é poderoso, é onipotente sobre o coração de Deus.
  38. São José leva seus devotos a Jesus e a Maria, e por Eles, a Deus.
  39. São José, conduz à vida interior, à santidade; educa o espírito, fortalece a vontade, ordena as paixões, destrói os vícios, socorre na morte, faz conquistar o paraíso.
  40. São José santo, porque viveu coma a mesma santidade, e aprendeu diretamente de Jesus a santidade.
 Fonte:  Carmelo Santa Teresa. Para acessar o artigo direto do site de origem, clique aqui.