Brasão do Papa Francisco manifesta sua devoção à Santíssima Virgem e São José

Vaticano apresenta o Brasão do Papa Francisco

“O OLHOU COM AMOR E O ESCOLHEU”


O ESCUDO


No essencial, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido a partir de sua consagração episcopal e caracterizado por uma simplicidade linear.


O escudo azul é encimado por símbolos da dignidade papal, iguais àqueles de seu antecessor, Bento XVI (mitra colocada entre chaves cruzadas de ouro e prata, ligadas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de origem do Papa, a Companhia de Jesus, um sol radiante e flamejante acompanhado das letras em vermelho IHS, monograma de Cristo. A letra H é encimada por uma cruz, na ponta, os três pregos em preto.


Abaixo, estão a estrela e a flor de nardo. A estrela, de acordo com a antiga tradição heráldica, simboliza a Virgem Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, enquanto a flor de nardo (aquilo que parece um cacho de uva é uma flor de nardo) mostra São José, patrono da Igreja universal. Na iconográfica tradição hispânica, de fato, São José é representado segurando um ramo de nardo puro. Ao colocar essas imagens em seu escudo, o Papa quis expressar sua devoção especial à Santíssima Virgem e São José.


LEMA


O lema do Santo Padre Francisco é tirado das Homilias de São Beda, o Venerável, sacerdote (Om. 21, CCL 122, 149-151), que ao comentar a história do Evangelho da vocação de São Mateus escreve: “Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Jesus viu um cobrador de impostos e olhou-o com sentimento de amor e escolheu-o, dizendo-lhe:. Siga-me)


Esta homilia é uma homenagem à misericórdia de Deus e é reproduzida na Liturgia das Horas da festa de São Mateus. Ela tem um significado especial na vida e no itinerário espiritual do Papa. Na festa de São Mateus no ano de 1953, o jovem Jorge Bergoglio experimentou, com 17 anos de idade, de uma forma muito especial, a presença amorosa de Deus em sua vida. Após a confissão, ele sentiu-se tocado no coração e percebeu a vinda da misericórdia de Deus, que com olhos de terno amor, o chamava à vida religiosa, seguindo o exemplo de Santo Inácio de Loyola.


Uma vez eleito bispo, Sua Excelência Monsenhor Bergoglio, em memória do evento que marcou o início de sua consagração total a Deus em Sua Igreja, decidiu escolher como lema e programa de vida, a expressão de São Beda, “miserando atque eligendo” (o olhou com amor e o escolheu), que quis reproduzir também em seu próprio brasão papal.
Copyright © L’Osservatore Romano – traduzido pela autora do Blog.